Marketing Digital no Instagram.

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Marketing Digital no Instagram.

Certamente, hoje em dia praticamente se faz necessário trabalhar o marketing digital no Instagram na maioria das marcas que existem no mercado. Independente se for produto ou serviço.

Segundo o site do Instagram, existem mais de um bilhão de contas ativas no mundo. 90% das contas ativas seguem uma empresa no Instagram. Impressionante, não é mesmo?

Porém, antes de mais nada, precisamos entender o objetivo de se ter uma página no Instagram.

Objetivos da plataforma do Instagram.

Primeiro, para definir os objetivos de se ter uma página no Instagram é preciso saber quem é o seu Persona, Público – Alvo.

Contudo, o ponto positivo do Instagram é a possibilidade de interagir com o seu público instantaneamente. Mas as estratégias para o Instagram podem incluir muitos objetivos, como por exemplo:

> Aumentar o reconhecimento da marca.

> Atendimento ao cliente, conhecida atualmente como SAC 2.0.

> Apresentar a cultura e equipe da sua empresa.

> Conquistar novos clientes.

> Apresentar produtos e serviços.

> Possibilidade de encontrar novos colaboradores.

> Formar e aumentar sua comunidade.

> Impulsionar as vendas.

Portanto, é importante definir o objetivo de uma maneira clara para ter uma direção no planejamento de marketing de conteúdo para sua equipe.

Planejamento de Marketing de Conteúdo.

métricas no marketing digital no Instagram

Todavia, o conteúdo é a base do seu posicionamento no Instagram.

Antes de tudo, entenda sua Persona:

Características demográficas, hábitos, comportamentos, onde se encontram, em fim…

Decerto afirmar que conhecendo sua Persona, fica mais claro definir os tipos de conteúdo e proporção. O aplicativo vai desde postagem de fotos, como vídeo, GIF animado, portanto, é importante que haja um equilíbrio nos tipos de conteúdos para que haja harmonia nas postagens. 

Desenvolva uma estratégia de conteúdo, com base no seu público-alvo e os objetivos traçados, nesse sentido desenvolva um plano de conteúdo de forma consistente e atraente para sua comunidade. Elabore uma lista de temas, tipos e proporções de conteúdos específico.  

Nós da DGS trabalhamos com o Território de Marca. O que é isso Gi?

São as possíveis áreas que sua marca pode abordar nas mídias sociais. Ou seja, além de falarmos sobre o seu produto ou serviço falamos sobre como a sua marca está posicionada em cada situação apresentada dentro do território.

Território de marca

Sem dúvida que entendendo bem o seu Persona, definindo os temas e tipos de conteúdos em cada área do território fica mais fácil desenvolver o seu calendário de conteúdo.

De fato, defina a sua frequência de postagem no Instagram que interagem com o tema e as principais datas. Além disso, é de suma importância o contexto da postagem. O Instagram é muito visual. Então, a imagem precisa ser chamativa, porém o título e o contexto precisam ser muito bem estruturados e alinhados a imagem.

Algoritmo do Instagram.

O algoritmo do Instagram funciona por engajamento. Portanto é necessário incentivar o engajamento com o seu público. Contudo, a importância no estilo da sua postagem nos itens:

. Marca:  sua estética, design, site.

. Identidade Visual nas fotos: compor a foto no espaço que o Instagram disponibiliza tanto no feed como no Stories pensando no plano de fundo.

. Edição de vídeo e foto: aproveite as ferramentas que o Instagram disponibiliza para edição das imagens, como filtro, luminosidade para trabalhar com os tons que representam a sua marca.

. Legendas: existe uma limitação de 2.200 caracteres nesse campo. Muitas empresas aproveitam esse espaço para inserir conteúdos atrativos e interessante que atrai a atenção do seu Persona e muitas vezes interagem com a empresa. Nesse campo alguns usam como um mini blog.

. Hashtags: as hashtags é uma boa maneira de se conectar com novos seguidores. Aumenta as curtidas nas postagens, construa uma comunidade a partir da hashtag da sua marca, isso faz com que melhore o engajamento do seu perfil.

. Stories: ótima ferramenta para engajar sua audiência. Apesar de ficar no ar por apenas 24 horas vale muito a pena trabalhar essa ferramenta do Instagram com uma alta frequência. Sendo bem utilizado pode alcançar uma audiência maior que o do Feed.

Dicas de como aumentar o engajamento no Instagram com o Marketing Digital:

No tópico anterior você viu que o algoritmo do Instagram é o ENGAJAMENTO, certo?

Deixarei aqui algumas dicas que ajudarão você a ter um engajamento melhor no seu Instagram e aumentar a sua audiência:

> Stories: Abuse dessa ferramenta, faça stories todos os dias se possível. Vai fazer uma reunião com cliente ou equipe da empresa, faça um stories antes da reunião. Tem um novo post, divulgue no stories.

> Lives: use esse recurso para responder dúvidas mais frequentes, interagir com convidados, essa ferramenta é excelente para engajar com seu público.

> Incentive comentários e enquetes com seu público.

> Promova sorteios, claro que seguindo as diretrizes do Instagram.

> Storytelling: utilize essa ferramenta para contar algo, pessoas gostam de ouvir boas estórias.

> Bio do Instagram: aproveite o espaço da Bio para dividir informações sobre quem é você, o que você faz, como pode ajudar as pessoas e divulgue seus contatos. Deixe o endereço do seu site/blog disponível.

> Promoção: esse é um dos campos do Instagram mais menosprezado em uma estratégia de marketing digital. É necessário que separe uma verba nem que seja irrisório para iniciar, mas é importantíssimo pensar nesse recurso como uma parte fundamental das estratégias de marketing para alcançar o objetivo desejado.

Monitore métricas e resultados:

Olhe sempre para os números. Dados são importantes para identificar o andamento do seu perfil no Instagram. Tipo de postagem que traz mais engajamento, melhor horário de postagem, resultados de campanhas.

Com isso, é possível tomar novas ações e continuar seguindo no objetivo esperado.

Quem não mede não gerencia. Assim diz o ditado!

Por fim, quero deixar aqui algumas plataformas que poderão lhe ajudar na administração do seu Instagram:

Etus / MLabs: Planejamento de conteúdo, calendário editorial, publicação em várias mídias sociais.

Iconosquare: Métricas, ferramentas de publicação e monitoramento.

Trakto: criação de designs

 

Espero que essas informações e dicas possam lhe ajudar a engajar mais no Instagram e trazer bons resultados. Aqui na DGS, nós temos uma equipe que ajuda você a gerenciar as suas redes sociais, sempre visando o objetivo da sua empresa.

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Gi a Mina do Marketing

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