O que é CTR, Click Through Rate?

O que é CTR, Click Through Rate?

CTR,  Click Through Rate termo em inglês, que nada mais é, um dos principais indicadores do Marketing Digital que mostra a taxa de cliques, ou seja, a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de anúncio.

Desta forma é possível avaliar quais peças e campanhas está tendo bom desempenho e quais precisam ser ajustados para ter melhores resultados.

Quanto maior for o CTR de uma campanha, melhor serão os benefícios para o seu negócio. Concluindo, custo mais baixo no Google Ads, um melhor rankeamento nas buscas orgânicas.

Para que serve a análise do CTR, Click Through Rate ?

Serve justamente para avaliar a qualidade das suas campanhas, consequentemente, as palavras-chaves utilizadas e, portanto, os anúncios. Contudo, se sua intenção é investir melhor os recursos disponíveis e conseguir realizar ações mais precisas, com pouco investimento a taxa de cliques deve ser a sua principal aliada.

Afinal, é através dela que identificamos as campanhas que estão dando certo, atraindo a atenção do cliente para clicar no link.

Qual a importância do CTR? Por que devo acompanhar essa métrica?

Por diversos motivos você deve acompanhar esta métrica! Vejam alguns deles:

Componentes do Índice de Qualidade: IQ. O CTR é um dos componentes do Google Ads que ajudam no rankeamento de uma página.  Quanto maior a taxa de cliques mais o Google entendi que aquela página tem relevância para os clientes.

Redução de custo: seu anúncio apareceu menos vezes para receber uma alta taxa de cliques. Certamente, o Google entende que o seu anúncio deve ganhar uma posição mais relevante no rankeamento e com isso o CPC (custo por clique) médio da campanha também é reduzido.

Visibilidade de forma gratuita nas redes sociais: quanto maior a taxa de CTR maior o engajamento com o público, além da redução de custos da campanha. Sendo assim essas plataformas de redes sociais beneficiam com publicações gratuitas do seu anúncio.

Como aumentar a taxa do CTR?

Antes de falar sobre como aumentar a taxa de CTR, vamos mostrar como ele é calculado:

Número de cliques dividido pelo número de visualizações que é igual ao CTR:

O que é CTR Click Through Rate

Exemplo: Palavra-chave: marketing digital (60 cliques) e 6 mil impressões, seu CTR será de 1%

Então, para aumentar a taxa do CTR, primeiro você precisa saber qual é o desempenho das campanhas e como está seu concorrente.

Em média 3% é considerado satisfatório, porém, isso depende muito do seu segmento de atuação e o desempenho dos concorrentes.

Portanto, para aumentar a taxa de CTR das palavras-chaves e dos anúncios mais rapidamente, é necessário que se tome algumas estratégias, como:

Inserir a palavra-chave principal do seu grupo de anúncio naturalmente, tanto no título e quanto no texto.

Igualmente, inserir a palavra-chave negativa para que não perca seu investimento com pessoas que não estão interessadas no seu negócio.

Incluir o CTA (call to action) nos seus anúncios direcionados para uma página de destino.

Utilize as extensões de anúncios que o Google oferece. Desta forma seu anúncio fica mais visível e atraente para o seu cliente.

Insira a URL correspondente ao seu anúncio. Evite direcionar o anúncio para a sua página de Home se você está falando de um produto/serviço específico. Por exemplo: se estiver falando de serviços de Inbound Marketing tenha no seu site uma página sobre essa palavra-chave e direcione o seu anúncio de Inbound Marketing para essa página.

Assim também, aproveite as datas sazonais: é uma maneira de focar seu segmento de negócio para aumentar seu CTR.

Por isso, tenha a prática de fazer o planejamento estratégico para suas campanhas. Um bom planejamento faz crescer o ROI (Retorno sobre investimento).

Entenda a relação entre CTR, CPC e CPM

CPC: Custo por Clique. Nesse formato você paga somente pelos cliques recebidos na sua campanha.

CPM: Custo por Mil Impressões. A sigla já aponta. A cada mil visualizações/impressões impactados pelo seu anuncio você paga o valor estipulado.

Logo a relação entre o CPC, CPM e CTR são:

Se falando em CPM a métrica não tem tanta relevância assim. Pois não tem relevância em quantas pessoas clicaram no seu anuncio.

Por outro lado, para quem opta pelo CTC a métrica do CTR tem muita relevância na precificação. Quanto maior a taxa de clique maior a eficiência do seu anuncio. Como resultado o CPC se torna mais barato.

Por fim, é evidente que no Marketing Digital é necessário estar ligado nas diferentes métricas para o sucesso do seu planejamento.

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Gi a Mina do Marketing

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