A princípio, as redes sociais foram criadas para ser uma ferramenta que conecta usuários com interesses semelhantes em diferentes partes do mundo. Além, é claro, de se conectar com pessoas que você já conhece, como família e amigos.
Obviamente, as redes sociais, com bilhões de pessoas conectadas no mundo todo, são uma ótima ferramenta para promover marcas. Nesse sentido, o marketing digital ganhou extrema relevância.
Uma boa campanha de marketing digital deve levar em conta o que o usuário das redes sociais busca. Antes de mais nada, ele busca entretenimento, e este é um elemento fundamental que muitas marcas esquecem. Constantemente, o usuário que segue marcas o faz porque se diverte com o que a marca tem a oferecer. E, o que diverte é amado e compartilhado.
Tanto quanto o conteúdo escrito de suas postagens, o design para mídias sociais deve ser muito bem pensado. Uma vez que a sua identidade visual precisa ser facilmente reconhecida nas redes sociais, ela merece atenção. Sendo assim, o melhor é contar com um designer especializado em mídias sociais na criação da sua identidade visual.
Uma agência de gestão de Redes Sociais precisa estar antenada com o perfil do usuário de cada rede, a fim de tirar o melhor proveito de cada uma delas.
Obviamente, a escolha da mídia social deve levar em conta o objetivo traçado na estratégia de marketing. E, no ranking das redes sociais mais utilizadas atualmente, podemos destacar as seguintes:
Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, com 136 milhões de usuários ativos. Essa formidável plataforma serve tanto para se relacionar como para fazer negócios. Por isso não pode ficar de fora das suas estratégias de Inbound Marketing.
Atualmente, o Instagram se encontra em 4° lugar como rede social mais usada no Brasil, com 100 milhões de usuários. É um canal que traz muita oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca.
Com 46 milhões de usuários ativos no Brasil, essa rede social fica em 6° lugar. Tem foco em fazer conexão em empresas, já que é uma plataforma voltada para profissionais. Um grande diferencial são as comunidades que possuem interesses em comum, como por exemplo: tema, profissão ou mercado específico.
Considerado um mural de referências sendo um portal de entrada para chegar até sua empresa. Somos 38 milhões de brasileiros que usam esse aplicativo para buscar ideias ou referências para alguma coisa.
No contexto profissional, as redes sociais requerem planejamento e gestão, principalmente em termos de marketing. Por isso, o estrategista de mídias sociais precisa ter conhecimento sobre a forma de trabalhar nas redes sociais.
Veja ao lado as redes sociais mais usadas no Brasil.
Informações baseadas na pesquisa realizada em 2020 pela Digital 2021 Brazil.
Primeiramente, definimos o objetivo do nosso cliente em relação às mídias sociais. O segundo passo é a identificação da persona ideal para a empresa. A seguir, junto com o cliente, traçamos o planejamento estratégico para atingir o objetivo definido. A partir daí, a equipe de inteligência da DGS inicia um trabalho de pesquisas e traça um planejamento de conteúdo. E, com a aprovação do cliente, iniciamos o calendário de postagem.
Trabalhamos esse planejamento com uma plataforma de automação de redes sociais que tem como principal objetivo realizar ações de maneira automática. Ou seja, utilizamos a tecnologia para programar as postagens. Além de serem mais precisos, os programas e aplicativos de automação também são mais rápidos que os recursos humanos.
Além disso, fazemos análises e mensuração dos resultados ao longo do período das postagens. Dessa forma, é possível detectar a necessidade de uma mudança de estratégia, se for o caso, bem como ter mais clareza sobre os próximos passos da sua empresa nas redes sociais