Marketing

“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” Philip Kotler.

O que é Marketing?

De acordo com essa frase de Philip Kotler, podemos afirmar que Marketing são várias ações de comunicação seja por meio da internet, celular, televisão ou até mesmo o rádio, que as empresas usam para explorar as necessidades e hábitos do seu cliente ideal.

Ao longo deste artigo vamos falar sobre a evolução do marketing, tipos de estratégias, canais e algumas ferramentas que você pode aplicar na sua empresa.

Porém, vamos voltar um pouco ao conceito de Marketing, que apesar de parecer tão claro é, ao mesmo tempo, muito subjetivo.

O Marketing está presente o tempo todo em nossa vida. A partir do momento em que acordamos, quando saímos de casa, enfim, em tudo ao nosso redor sempre tem uma ação de marketing acontecendo.

No marketing trabalhamos pessoas, seu comportamento, suas emoções, seus desejos e necessidades. Mas, além disso, é necessário prestar muita atenção nos dados levantados sobre cada pesquisa desenvolvida, antes mesmo de lançar um produto ou serviço.

Em 1960, foi criado o conceito 4Ps do Marketing. Quem desenvolveu esse conceito foi McCarthy, porém quem acabou enfatizando esse conceito foi o Philip Kotler, por ter a certeza de que no mix de marketing, esses 4 pilares básicos representam qualquer estratégia de marketing.

São eles:

marketing digital

Claro que muita coisa mudou desde então, mas podemos afirmar que os 4Ps continuam sendo muito usados para uma boa elaboração de estratégias

Tudo se resume a: quem sou eu, qual é meu produto, onde estou e onde quero chegar.

Com o mundo cada vez mais conectado, houve a necessidade de agregar mais conceitos que completam essa evolução. São os outros Ps, totalizando 8Ps.

Pessoas: criar empatia com o persona

Processo: Ações necessárias para atingir uma padronização nas entregas, internas e externas de uma empresa.

Posicionamento: A forma como a empresa vai interagir com seu público.

Performance: Analisar os indicadores-chave de desempenho da empresa ao longo de cada ciclo.

MARKETING DE CONTEÚDO

Tipos de Marketing:

Agora que você já conhece um pouco sobre os principais conceitos de Marketing vamos falar sobre alguns dos principais tipos de marketing que existem.

Marketing Digital

A internet faz parte do dia a dia das pessoas. Ou seja, é praticamente impossível ficar sem acessar nada, sendo que tudo buscamos através dela. O endereço de algum lugar, algum livro para comprar, alguma música para ouvir. Enfim, tudo buscamos na internet.

O Marketing Digital é um conjunto de ações que fazem uso de diversos canais digitais com objetivo de promover empresas e produtos.

São inúmeras as estratégias que o Marketing Digital oferece para que a empresa consiga atingir seu objetivo. Iremos falar sobre algumas delas no decorrer deste conteúdo.

 Marketing de Conteúdo

É uma estratégia para atrair de forma natural o seu persona. Mas para isso é necessário fazer um planejamento estratégico de conteúdo. Esse é um dos processos carro-chefe do Inbound Marketing.

Os canais mais utilizados para publicar esses conteúdos são: Blog, Vídeos, Redes Sociais, E-mail Marketing e conteúdos ricos em formato de Ebook.

Por fim, não é só postar conteúdos, realmente precisa de um calendário de planejamento e estratégias, saber para quem postar, qual o objetivo e como postar.

Inbound Marketing

Conhecida também como Marketing de atração, essa estratégia é basicamente para atrair o persona ideal para sua marca, despertando o interesse dele, fazendo com que venha até você.

Essa atração é realizada através de conteúdos ricos e elaborados com qualidade para seu público. E para isso é necessário conhecer muito bem os interesses desse público, ou seja, dúvidas e desafios, para oferecer materiais ricos que o ajudem a resolver seu problema de uma forma que ele não havia pensado antes.

Contudo, é necessário trabalhar os conteúdos seguindo o Funil de Vendas. Sendo assim, o seu persona irá percorrer todo o caminho do Funil até chegar à parte final de se tornar um cliente seu.

Marketing de relacionamento

Significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos com clientes. Seu objetivo é conquistar e fidelizar clientes, fazendo com que eles se tornem fãs da sua marca e, voluntariamente, divulguem para mais pessoas.

Dessa forma, sua marca se torna uma referência no mercado, principalmente pelas boas experiências oferecidas aos clientes.

Marketing Institucional

Tem o propósito de divulgar uma marca e ao mesmo tempo fortalecer a sua imagem junto ao público.

Dessa maneira, as ações não são direcionadas para vendas de produtos ou serviços.

No entanto, são usados diversos tipos de estratégias de marketing para que a marca se posicione no mercado e seja uma lembrança viva na mente do consumidor.

Marketing Tradicional

Também conhecido como marketing offline, o marketing tradicional busca fixar uma marca na mente das pessoas, facilitando assim uma escolha lógica quando alguma necessidade de consumo surgir.

Por isso suas ações são por meio de publicidade em rádio, TV, outdoors, revista e jornal. Mas, não apenas por essas ações como também por ações pontuais, por exemplo, distribuição de brindes, telemarketing e organizações de eventos.

Marketing Direto

O próprio termo já diz, uma ação direcionada para uma única pessoa. Ou seja, ações como e-mail marketing, mala direta, contato por telefone, por exemplo.

Mesmo que seja a mesma mensagem para um banco de dados específico, sua ação é personalizada, pois chama o seu cliente pelo nome e isso passa uma sensação de exclusividade.

Certamente, esse tipo de marketing direto funciona muito bem com o persona que permitiu deixar seus dados para um contato futuro, tornando-se assim um Lead.

Endomarketing

Do mesmo modo que tem o marketing que comunica a empresa com público externo, existe o Endomarketing que é a comunicação da empresa com os colaboradores da própria empresa.

Suas estratégias são voltadas para que os colaboradores se engajem com a marca, produto ou serviço que a empresa vende, com o intuito de torná-los embaixadores da marca.

Diante das ações praticadas entre empresa e colaboradores, compartilhando uma mesma comunicação e cultura, a organização tem como resultado colaboradores mais fieis, motivados, menor rotatividade de funcionários, comprometimento, do mesmo modo, uma melhor qualidade de trabalho e bem-estar.

Agora que você já conhece alguns dos tipos de marketing vamos falar no próximo tópico sobre as estratégias de marketing.

Estratégias de Marketing Digital

As estratégias de marketing digital se baseiam em probabilidades e um planejamento de longo prazo para que os objetivos almejados sejam alcançados.

Em resumo, envolve uma análise da situação atual da empresa, uma avaliação e seu posicionamento competitivo.

Essas ações são colocadas em prática para que suas metas de divulgação, vendas e construção de imagem sejam atingidas.

Vamos citar 6 Estratégias de Marketing Digital que, com certeza, vão fazer sua marca alcançar os objetivos desejados.

Inbound Marketing:

Também conhecida como Marketing de Atração, essa estratégia tem o propósito de atrair o cliente até sua empresa, ou seja, não é mais sua empresa que vai atrás do cliente e sim o cliente que vai até sua empresa.

Essas ações promovem a marca através de conteúdos desenvolvidos em canais como Blogs, vídeos, newsletter, SEO, Ebooks, dentre outros canais.

A empresa gera conteúdos de qualidade com o intuito de construir uma autoridade online.

Suas estratégias passam por fases do funil de vendas:

Tráfego: Atrair tráfego para o site.

Conversão: Converter esses visitantes em Leads.

Relacionamento: Transformar esses Leads em possíveis compradores.

Oportunidades: Gerar oportunidade de vendas aumentando seu faturamento.

Análise: Pós-vendas e análise de toda a estratégia traçada.

Gerenciamento das Redes Sociais:

Ter a sua empresa nas redes sociais já não é mais um diferencial. Portanto, as empresas que se destacam nas redes sociais são aquelas que veem valor nessas ferramentas.

Isto é, cada vez mais empresas estão utilizando essas plataformas como um meio de aproximação com seu cliente, evitando assim perder para o concorrente.

Portanto, é necessário sim, que se faça um planejamento de conteúdo para esses canais. Pois não é só postar uma foto bonitinha e escrever qualquer coisa. É necessário fazer um estudo do seu Persona.

Com isso fica mais fácil saber qual tipo de abordagem deverá ter, se será mais leve ou mais séria, com qual frequência e horário devem postar, que tipo de métrica analisar, em qual canal sua empresa precisa estar. Sendo assim, é necessário que se tenha uma pessoa ou agência responsável por essa gestão nas redes sociais para que suas postagens gerem resultados.

Performance:

As ações dessas estratégias são focadas em resultados a partir de análise de dados, a fim de identificar se o investimento feito nas mídias digitais está dando retorno.

Com essas análises é possível verificar o desempenho de cada anúncio quanto às métricas específicas, como o CPC (custo por clique), CPA (custo por aquisição) e CPL (custo por Lead).

Acima de tudo, antes de iniciar suas postagens patrocinadas é preciso atentar-se ao planejamento estratégico traçado para o marketing.

Primeiro: Identificar o objetivo do planejamento de marketing.

Segundo: Identificar quais as principais métricas que é preciso acompanhar.

Terceiro: Identificar em qual canal será trabalhada a divulgação. Ou seja, usar apenas os canais onde seu Persona se encontra.

Quarto: Estipular um budget para cada canal.

Quinto: Analisar, analisar e analisar.

SEO:

Search Engine Optmization, que significa Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de ações que ajuda a posicionar seu site nas primeiras páginas das Plataformas de Busca.

Esteja no topo dos resultados das plataformas de buscas e converta tráfego de alta relevância.

O objetivo dessa estratégia de SEO é estabelecer uma base sólida para um site bem desenvolvido.

Mas, para que isso aconteça é necessária uma série de ações que seguem os padrões do maior buscador, o Google. Uma dessas regras é o uso de termos e palavras-chave certos para o seu segmento.

Além disso, existem outras técnicas como o link Building, gerenciamento de mídias sociais, e assim por diante.

Essa estratégia é importante para qualquer empresa, pois os hábitos de compra do consumidor mudaram ao longo dos anos. Atualmente, o consumidor acessa cada vez mais a internet para alguma tomada de decisão de compra.

 

Links patrocinados

Cada vez mais o mundo online está competitivo. E sabemos que é necessário conhecer muito bem o perfil do seu cliente para que as estratégias desenvolvidas sejam mais assertivas, certo?

No entanto, precisamos fazer algo a mais para que seu posicionamento seja visto por muitas pessoas. E para fazer com que isso aconteça o link patrocinado é uma ótima investida.

Links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem primeiramente em uma pesquisa no Google por exemplo, ou aqueles que se destacam nas redes sociais. Sendo assim, no Facebook costumam aparecer na lateral direita da página e no Instagram na aba do Feed.

E os benefícios de se investir nessa estratégia são inúmeros, e um deles é o retorno rápido. A amplificação de outras estratégias como o SEO, aumenta a conversão, diminui seus custos com marketing além de fortalecer a marca.

 

Branding

Essa estratégia une um conjunto de ações com o intuito de promover uma identidade e a presença no mundo virtual, tornando sua marca relevante e consistente, como resultado, aumentando seu faturamento.

Contudo, essas estratégias são alinhadas ao posicionamento, propósitos e valores da marca.

Seu principal objetivo é criar uma conexão consistente e inconsistente com seu cliente ajudando-o a decidir pela sua marca no momento de realizar uma ação de compra.

A importância do Branding é fazer com que seu cliente enxergue valor real nessa aquisição.

Dentro de uma proposta de Branding, podemos incluir a identidade visual, estratégias, logo ou reestilizar um logo existente, toda a parte de papelaria e layout de um site.

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Gi a Mina do Marketing

Gi a Mina do Marketing

Diretora de marketing, formada pelas universidades Faculdade das Américas e Anhanguera, atuante na área a mais de 10 anos.

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